segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Colagem – Esta técnica tem História – Hannah Höch, a pioneira da fotomontagem

Hannah Höck



Hannah Höch - Uma mulher à frente de seu tempo


Hannah Höch (1889-1978), artista alemã, foi uma das mais importantes representantes do movimento Dadaísta e, juntamente com Raoul Hausmann, com quem teve um relacionamento, foi pioneira na arte da fotomontagem. 



Formada na Escola de Artes e Ofícios de Berlim, durante a carreira, Höch fez muitas amizades influentes, com Kurt Schwitters e Piet Mondrian, entre outros. Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, deixou a escola para trabalhar com a Cruz Vermelha. Participou do grupo Dadaísta de Berlim de 1917 a 1922.



O relacionamento com Hausmann começou como uma amizade, mas aos poucos se transformou em um relacionamento intenso, extraconjugal por parte dele. Durante esse relacionamento, após enfrentar dois abortos, passou a defender o direito das mulheres ao controle reprodutivo. Muitos de seus trabalhos refletem a ideia de que as mulheres  eram vistas como pessoas incompletas, com pouco ou nenhum controle sobre suas vidas. Muitas de suas peças criticam com ironia a indústria da beleza, que em sua época ganhava impulso significativo nos meios de comunicação através da ascensão da moda e da fotografia publicitária. Hannah Höch também fez fortes declarações sobre a discriminação racial.
Sua opção pela fotomontagem, reconstruindo imagens de revistas, um meio de comunicação de massa, foi de encontro ao questionamento da arte, proposto pelo movimento dadaísta. 
O seu trabalho como artista foi reconhecido tardiamente, já que era comumente citada, e acabou ficando conhecida, como a companheira de Raoul Hausmann. Em 1926, enquanto residia na Holanda, conhece e mantém um relacionamento de nove anos com a escritora Til Brugman. Em 1938, casa com o empresário e pianista Kurt Matthies, divorciando-se em 1944. Embora, durante a sua vida, o seu trabalho nunca tivesse sido verdadeiramente aclamado, ela continuou a produzir as suas fotomontagens e a exibi-las até a data da sua morte.

Hannah Höch, Grotesque,1963
Hannah Höch: “Siebenmeilenstiefel”, 1934, Photomontage, 22,9 x 32,29 cm, Hamburger Kunsthalle, Kupferstichkabinett | © Christoph Irrgang, VG Bild-Kunst, Bonn 2011/Courtesy Kunstsammlung NRW




AdicionarHannah Höch, Cut with the Dada Kitchen Knife through the Last Weimar Beer-Belly Cultural Epoch, 1919


Hannah Höch – Wikipedia (português)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hannah_H%C3%B6ch

Hannah Höch – Wikipedia (inglês)
http://en.wikipedia.org/wiki/Hannah_H%C3%B6ch

Viva la Vulva
http://vivalavulva.wordpress.com/2010/07/26/hannah-hoch/ 

Collage - Hannah Höch
http://169riveroc.blogspot.com.br/2009/08/collage-hannah-hoch.html

Moma – The Collection
http://www.moma.org/collection/object.php?object_id=37360 legend

Nenhum comentário:

Postar um comentário